Sefin debate integração produtiva e eficiência logística no Nodo Bioceânico Central
Administração do Portal
A Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin) participou do Nodo Bioceânico Central, realizado entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2026, no Portal das Américas, em Porto Velho. O evento marcou uma etapa decisiva no processo de consolidação do Corredor Bioceânico Central, cuja governança foi formalizada em Arica, no Chile, em 2025, com a participação de Brasil, Chile, Peru e Bolívia.
Representando a Sefin, o secretário de Finanças, Luís Fernando Pereira da Silva, integrou mesas e painéis temáticos, contribuindo para o debate técnico e institucional voltado à implementação das decisões necessárias para a operação efetiva do corredor. O encontro reuniu autoridades públicas, representantes dos portos do Pacífico, operadores logísticos, empresas exportadoras e investidores, com foco em infraestrutura, rotas estratégicas, harmonização aduaneira, segurança e integração produtiva.
Durante a programação, a Sefin apresentou o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e Ampliação da Estrutura Portuária (REPORTO), destacando os benefícios fiscais e estratégicos voltados à atração de investimentos e à instalação de portos no Estado de Rondônia, além de destacar sobre a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim e as vocações econômicas, evidenciando o potencial do estado como elo estratégico entre o Brasil e os mercados do Pacífico.
Central de Relacionamento
Horário de Atendimento ao Contribuinte: Segunda a Sexta das 7:30 às 13:30
