publicado em: Wed Oct 08 09:53:25 AMT 2025

SEFIN lança a 1° Metodologia de Gestão de Riscos e reforça compromisso com a governança pública

Administração do Portal

A Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (SEFIN), por meio do Núcleo de Gerenciamento de Riscos, lançou a 1° Metodologia de Gestão de Riscos, documento que consolida o compromisso da instituição com a governança, a transparência e a melhoria contínua da gestão pública.

 

A nova metodologia estabelece diretrizes e procedimentos para identificar, analisar e tratar riscos em todas as áreas da Secretaria, fortalecendo a eficiência administrativa e contribuindo para o alcance dos resultados estratégicos definidos no Plano Estratégico 2025-2026.

 

Instituída com base na Política de Gestão de Riscos da SEFIN, prevista na Portaria nº 1073, de 28 de novembro de 2023, a metodologia orienta a operacionalização da gestão de riscos nas unidades administrativas, autarquias vinculadas e órgãos auxiliares. O documento abrange processos organizacionais, projetos estratégicos, programas institucionais, atividades finalísticas e de apoio, e deve ser observado em todas as etapas da gestão de riscos: identificação, análise, avaliação, tratamento e monitoramento.

 

Segundo o chefe do Núcleo de Gerenciamento de Riscos, Pedro Henrique Araújo e Araújo, a iniciativa está alinhada ao objetivo estratégico de resultado (OKR) definido pela Resolução nº 5, de 20 de maio de 2025, que orienta a atuação institucional de forma concreta, mensurável e orientada para o futuro.

 

“A metodologia fornece o suporte adequado às decisões, garantindo que a alocação e o uso dos recursos públicos sejam feitos com a máxima segurança e inteligência. É o nosso compromisso com a eficiência, a conformidade e a elevação dos resultados entregues diretamente à sociedade”, destaca Pedro.

 

A proposta também incorpora práticas voltadas à gestão estratégica, operacional, orçamentária, financeira, contábil, patrimonial, de contratações públicas e de convênios, conforme o modelo de Relatório Anual de Controle Interno (RACI) para o exercício de 2025. O objetivo é ampliar a probabilidade de alcance dos resultados institucionais, reduzir riscos a níveis aceitáveis e agregar valor à organização por meio de uma administração pública mais eficiente e responsável.

 

Para o Controlador Interno da SEFIN, Douglas Carreiro da Hora, a metodologia representa um marco de amadurecimento institucional. “Com a Gestão de Riscos, a SEFIN se posiciona como uma organização preditiva, não reativa. Esta metodologia fortalece, de forma integral, nossos controles internos e nossa governança, blindando a gestão. É a garantia de que vamos proteger e usar os recursos de maneira apropriada, elevando a eficácia e a transparência em todos os nossos processos, em benefício de todas as partes interessadas.”, reforça o Controlador.

 

Além dos aspectos conceituais e metodológicos, o documento apresenta um cronograma de ações prioritárias que orientará a execução das práticas de gestão de riscos durante o período de vigência.

 

Com a iniciativa, a SEFIN reafirma seu compromisso com uma gestão moderna, transparente e orientada por resultados, em consonância com as boas práticas de governança pública e com a missão de entregar valor à sociedade rondoniense.

 

 


Central de Relacionamento



Horário de Atendimento ao Contribuinte: Segunda a Sexta das 7:30 às 13:30