Sefin recebe equipe da Defesa Civil para discutir impactos econômicos da estiagem em Rondônia
Administração do Portal
A Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin-RO) recebeu nesta semana a visita da equipe técnica da Defesa Civil Estadual, com o objetivo de levantar informações sobre arrecadação de ICMS e faturamento de empresas nos municípios. Os dados vão subsidiar estudos para a possível decretação de situação de emergência em razão da estiagem que atinge o Estado.
O levantamento prioriza, inicialmente, 25 municípios, mas poderá ser estendido aos 52 municípios rondonienses. As informações econômicas são essenciais para comprovar os prejuízos decorrentes da seca e fortalecer o pedido de reconhecimento oficial da situação de emergência.
Durante a reunião, a equipe da Defesa Civil conheceu as ferramentas utilizadas pela Sefin para acompanhamento da arrecadação estadual, como o Sistema de Informações do ICMS (Sidiec), que possibilita a visualização detalhada do desempenho econômico dos municípios.
Para o Coordenador da Receita Estadual, Antônio Carlos, a parceria entre os órgãos é fundamental para dar suporte às ações de enfrentamento da estiagem. “Estamos empenhados em fornecer dados precisos que auxiliem a Defesa Civil. Esse trabalho conjunto é essencial para garantir que os municípios recebam o apoio necessário neste momento de dificuldade”, ressaltou.
A partir dessa etapa, a Defesa Civil formalizará o pedido por meio de ofício para que a Sefin encaminhe as informações necessárias.
Participaram da visita o coordenador estratégico e operacional da Defesa Civil, coronel BM Jaime Fernandes da Silva, e o agente sargento BM Daniel Maciel. Pela Sefin, estiveram presentes o coordenador da Receita Estadual, Antônio Carlos Alencar do Nascimento; o gerente de Tributação, Márcio Passos; o gerente de Incentivos Tributários e Estudos Econômicos, Miguel Dib; a gerente de Fiscalização, Sandra Araújo; e o analista tributário do Núcleo de Estudos Econômicos, Kleyve Jorge.
Central de Relacionamento
Atendimento Geral
69 3211 6100
Horário de Atendimento ao Contribuinte: Segunda a Sexta das 7:30 às 13:30